Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Planejamento capa

Equipe gestora da UFG se reúne para elaborar planejamento

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 08/02/18 11:32. Atualizada em 08/02/18 17:31.

Discussões vão subsidiar a elaboração do plano de gestão para o período 2018-2021

A equipe que compõe a gestão 2018-2021 da Universidade Federal de Goiás (UFG) está reunida desde o início da manhã desta quinta-feira (8/2) para traçar o planejamento para os próximos quatro anos. O reitor Edward Madureira, a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, pró-reitores, diretores, coordenadores e assessores de órgãos apresentam suas contribuições para definir as metas e objetivos de cada área.

O reitor da UFG abriu a reunião com um panorama do sistema federal de ensino superior, com suas responsabilidades de formação profissional e cidadã, de inclusão social, de pesquisa, de inovação, entre outras. Também abordou os atuais desafios enfrentados por esses instituições, como as ameaças à autonomia universitária, deficiência de quadros técnicos, carreiras de pessoal obsoletas e problemas de financiamento.

Edward reforçou os compromissos firmados durante sua campanha à Reitoria da UFG, entre eles a reorganização administrativa da Universidade. A proposta inclui o fortalecimento das quatro Pró-Reitorias acadêmicas, a criação das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (atual Prodirh) e de Assuntos Estudantis (atual Procom) e de cinco secretarias: de Planejamento e Avaliação, de Tecnologia e Informação, de Proteção da Comunidade, de Projetos Especiais e de Infraestrutura e Obras.

Superar a realidade fragmentária da instituição foi outra preocupação apresentada pelo reitor da UFG. "Somos muito 'unidades acadêmicas' e pouco 'universidade'", comentou. Nesse sentido, a vice-reitora Sandrama Matias Chaves reforçou que a gestão se pauta pelo diálogo, pela participação, pelo envolvimento e pela aproximação. "Estamos abertos ao diálogo, desde os problemas mais elementares aos mais complexos", ressaltou.

Reunião gestores 1

Equipe gestora se reúne durante esta quinta-feira (8/2) para discutir planejamento para a Universidade

A reunião marca ainda a atenção em instituir uma cultura de planejamento na UFG, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A secretaria criada especificamente com essa finalidade promoverá o alinhamento das estruturas administrativas, auxiliando no redimensionamento de recursos e prioridade e nos planejamentos das diferentes áreas.

Na sequência, cada pró-reitor apresentou as propostas de suas áreas. Cada apresentação foi seguida por observação, comentários e sugestões dos demais. A reunião segue durante toda a tarde e vai subsidiar a elaboração do plano de gestão.

Reunião gestores 3

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, reforçou o diálogo como a marca da gestão 2018-2021

Reunião gestores 2

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora

Listar Todas Voltar