Reino Unido
Planejamento capa

Equipe gestora da UFG se reúne para elaborar planejamento

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 08/02/18 11:32. Atualizada em 08/02/18 17:31.

Discussões vão subsidiar a elaboração do plano de gestão para o período 2018-2021

A equipe que compõe a gestão 2018-2021 da Universidade Federal de Goiás (UFG) está reunida desde o início da manhã desta quinta-feira (8/2) para traçar o planejamento para os próximos quatro anos. O reitor Edward Madureira, a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, pró-reitores, diretores, coordenadores e assessores de órgãos apresentam suas contribuições para definir as metas e objetivos de cada área.

O reitor da UFG abriu a reunião com um panorama do sistema federal de ensino superior, com suas responsabilidades de formação profissional e cidadã, de inclusão social, de pesquisa, de inovação, entre outras. Também abordou os atuais desafios enfrentados por esses instituições, como as ameaças à autonomia universitária, deficiência de quadros técnicos, carreiras de pessoal obsoletas e problemas de financiamento.

Edward reforçou os compromissos firmados durante sua campanha à Reitoria da UFG, entre eles a reorganização administrativa da Universidade. A proposta inclui o fortalecimento das quatro Pró-Reitorias acadêmicas, a criação das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (atual Prodirh) e de Assuntos Estudantis (atual Procom) e de cinco secretarias: de Planejamento e Avaliação, de Tecnologia e Informação, de Proteção da Comunidade, de Projetos Especiais e de Infraestrutura e Obras.

Superar a realidade fragmentária da instituição foi outra preocupação apresentada pelo reitor da UFG. "Somos muito 'unidades acadêmicas' e pouco 'universidade'", comentou. Nesse sentido, a vice-reitora Sandrama Matias Chaves reforçou que a gestão se pauta pelo diálogo, pela participação, pelo envolvimento e pela aproximação. "Estamos abertos ao diálogo, desde os problemas mais elementares aos mais complexos", ressaltou.

Reunião gestores 1

Equipe gestora se reúne durante esta quinta-feira (8/2) para discutir planejamento para a Universidade

A reunião marca ainda a atenção em instituir uma cultura de planejamento na UFG, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A secretaria criada especificamente com essa finalidade promoverá o alinhamento das estruturas administrativas, auxiliando no redimensionamento de recursos e prioridade e nos planejamentos das diferentes áreas.

Na sequência, cada pró-reitor apresentou as propostas de suas áreas. Cada apresentação foi seguida por observação, comentários e sugestões dos demais. A reunião segue durante toda a tarde e vai subsidiar a elaboração do plano de gestão.

Reunião gestores 3

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, reforçou o diálogo como a marca da gestão 2018-2021

Reunião gestores 2

Fonte: Ascom/UFG