Reino Unido
Geraldo Campos Faria.png

UFG decreta luto oficial por Geraldo Campos

Por Caroline Pires. Criada em 12/01/18 11:28. Atualizada em 15/01/18 10:06.

Sepultamento de professor emérito da UFG será às 19h, no Jardim das Palmeiras

A Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) decretou luto oficial, sem a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas, pelo falecimento do professor emérito Geraldo Faria Campos. O escritor e educador faleceu na madrugada do dia 12 de janeiro e está sendo velado no Cemitério Jardim das Palmeiras. O sepultamento está marcado para as 19 horas.

Professor de diversas gerações, Geraldo Faria é reconhecido como um verdadeiro mestre focado não só nos progressos acadêmicos, mas na formação integral dos seus alunos, oportunizando e buscando desenvolver neles habilidades como o gosto literário, o estilo de escrita e, sobretudo, a análise, o espírito crítico, a capacidade de reformular o pensamento e de criar novas ideias. A dedicação incansável aos educandos – sempre muito exigidos na produção de textos e leituras – acabava por extrair-lhes o melhor.

Dono de uma trajetória marcante, tanto para os ex-alunos quanto para os colegas e todos que com ele conviveram, impulsionado por um tipo de inquietude, sobretudo para despertar a conscientização sobre as injustiças sociais, o lugar em que estamos inseridos nesse contexto e sobre as possibilidades de fazer diferente. Tudo isso, muito conectado à realidade do aluno.

O professor Geraldo Faria foi conhecido por não seguir conteúdos programáticos pré-estabelecidos, não limitar seu ensino pelas normas gramaticais e, sim, na leitura e na escrita de seus estudantes, com o olhar voltado para as dificuldades do aluno e o ser humano de forma integral. Em 15 de março de 2013 ele recebeu o título de Professor Emérito da UFG.

Geraldo Campos Faria_02.png

Geraldo Faria durante a cerimônia de recebimento do título de Professor Emérito da UFG

Confira a reportagem publicada no Jornal UFG sobre o título recebido em 2013.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora