Jóquei Clube

Professor da UFG assina parecer de tombamento do Jóquei Clube

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 26/12/17 09:45. Atualizada em 26/12/17 09:45.

Segundo o documento, edificação integra a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU) protocolou na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiânia uma proposta de tombamento do Jóquei Clube de Goiás. A edificação modernista, cujo projeto arquitetônico é de autoria de Paulo Mendes da Rocha, está sob risco de demolição, segundo notícias veiculadas na imprensa. O parecer técnico que apoia a solicitação de tombamento e trata da relevância arquitetônica do Jóquei é de autoria do arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Acesse aqui a íntegra do parecer.

Conforme nota emitida pelo Conselho em 30 de novembro, o Jóquei Clube integra a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. Para a autarquia, independentemente de quem venha a adquirir o local ou do uso que ele venha a ter, é primordial que seja garantida a integridade da estrutura da edificação, tal qual ela é hoje. Além do Jóquei, Paulo Mendes é autor dos projetos do estádio Serra Dourada, da Rodoviária de Goiânia e de uma residência na rua 83, Centro, onde hoje funciona uma agência do Banco do Brasil.

Em fevereiro deste ano, Paulo Mendes recebeu a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (Riba). "Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva", afirmou a presidente da entidade inglesa, na ocasião da premiação. O arquiteto também é detentor do Prêmio Pritzker (2006) – considerado o "Nobel" da Arquitetura – do Prêmio Mies van der Rohe (2000) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).

Fonte: CAU/GO

Categorias: Última hora