Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Jóquei Clube

Professor da UFG assina parecer de tombamento do Jóquei Clube

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 26/12/17 09:45. Atualizada em 26/12/17 09:45.

Segundo o documento, edificação integra a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU) protocolou na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiânia uma proposta de tombamento do Jóquei Clube de Goiás. A edificação modernista, cujo projeto arquitetônico é de autoria de Paulo Mendes da Rocha, está sob risco de demolição, segundo notícias veiculadas na imprensa. O parecer técnico que apoia a solicitação de tombamento e trata da relevância arquitetônica do Jóquei é de autoria do arquiteto e urbanista Lucas Jordano, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Acesse aqui a íntegra do parecer.

Conforme nota emitida pelo Conselho em 30 de novembro, o Jóquei Clube integra a paisagem do Centro de Goiânia e faz parte da memória afetiva e da identidade do goianiense. Para a autarquia, independentemente de quem venha a adquirir o local ou do uso que ele venha a ter, é primordial que seja garantida a integridade da estrutura da edificação, tal qual ela é hoje. Além do Jóquei, Paulo Mendes é autor dos projetos do estádio Serra Dourada, da Rodoviária de Goiânia e de uma residência na rua 83, Centro, onde hoje funciona uma agência do Banco do Brasil.

Em fevereiro deste ano, Paulo Mendes recebeu a Medalha de Ouro Real concedida pelo Royal Institute of British Architects (Riba). "Paulo Mendes da Rocha é um arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva", afirmou a presidente da entidade inglesa, na ocasião da premiação. O arquiteto também é detentor do Prêmio Pritzker (2006) – considerado o "Nobel" da Arquitetura – do Prêmio Mies van der Rohe (2000) e do Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016).

Fonte: CAU/GO

Categorias: Última hora