Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
transmissão

UFG inaugura sistema de transmissão digital

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 12/12/17 13:12. Atualizada em 13/12/17 09:01.

Obra é considerada um dos marcos na história da instituição

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou nesta terça-feira (12/12) a obra que é considerada um dos marcos na história da instituição: o sistema de transmissão de radiodifusão digital. A torre própria, de 100 metros de altura, fica no Morro do Mendanha, na região oeste de Goiânia, e coloca a TV UFG no mesmo patamar de qualidade técnica das demais emissoras da cidade. Com o novo sistema, desde maio a TV UFG é exibida com mais qualidade de vídeo e áudio.

A emissora educativa e cultural abrange Goiânia e Região Metropolitana e pode ser sintonizada no canal 15, em sinal aberto. De acordo com o presidente da Comissão de Estruturação das Emissoras de Rádio e Televisão da UFG, Uvermar Sidney Nince, a TV UFG tem o segundo melhor sinal da região. Na inauguração, ele destacou o fato de todo o sistema ter sido inteiramente planejado e executado por integrantes da própria comunidade acadêmica, com a participação de professores, estudantes e técnicos administrativos.

"Esse é um projeto que demonstra a ousadia e o compromisso público de toda a equipe com a cidade de Goiânia e o estado de Goiás", reforçou o diretor-executivo da TV UFG, Michael Valim. O momento é ainda mais especial, segundo ele, pelo fortalecimento por que passa a comunicação na Universidade, com a finalização da Política de Comunicação e a integração entre os diferentes órgãos da área, sobretudo diante dos sucessivos ataques ao ensino público superior brasileiro.

digital_inauguração

Sistema de transmissão de radiodifusão digital foi inaugurado nesta terça-feira (12/12)

Já o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio de Oliveira, e o diretor da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), Juarez Patrício de Oliveira, lembraram da complexidade de uma obra desse porte e das especificidades técnicas que ela exige, o que demandou um esforço ainda maior de toda a equipe. Juarez pontuou que a concretização do sonho da TV UFG ocorre junto a uma transmissão digital e a uma programação de alta qualidade.

"A produção local da TV UFG mostra a seriedade com que esta instituição levou a sério esse projeto e tenho certeza que ele só tem a crescer", comemorou o pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Carlito Lariucci, que já esteve à frente da Fundação RTVE. Ele estima que cerca de R$ 10 milhões foram investidos no sistema desde a implantação analógica até a conclusão da fase atual.

digital_sistema

Funcionamento do Sistema é apreciado durante inauguração

Vitória de toda a Universidade

Para o reitor da UFG, Orlando Amaral, essa vitória precisa ser comemorada por toda a Universidade. "Implantamos esse projeto com a nossa competência, com a competência dos nossos profissionais. Essa é uma vitória que precisa ser ressaltada". O novo sistema de transmissão de radiodifusão digital se soma às demais obras concluídas ou em fase de conclusão que, segundo o reitor, demonstram o esforço e habilidade na gestão do orçamento, mesmo diante das dificuldades por que passa o país, incluindo os recentes excessos impostos aos gestores das universidades federais brasileiras.

Essa semana, por exemplo, foram inaugurados a Biblioteca e o Centro de Convivência da Regional Jataí. Já na semana que vem será inaugurada a Agência de Inovação do Parque Tecnológico Samambaia. Outras obras de grande porte são o Câmpus de Aparecida de Goiânia e a nova unidade do Hospital das Clínicas - o maior hospital de uma universidade federal brasileira.

transmissão

Torre de transmissão tem mais de 100 metros e fica no Morro do Mendanha

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última hora TV digital

Listar Todas Voltar