Inauguração Centro de Convivência 2

Reinaugurado o Centro de Convivência do Câmpus Samambaia

Por Kharen Stecca. Criada em 25/11/17 09:06. Atualizada em 27/11/17 09:02.

Entre as novidades está a criação de um espaço para exposições culturais

Texto: Kharen Stecca

Fotos: Carlos Siqueira

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, a Reitoria da UFG realizou a entrega da reforma do Centro de Convivência do Câmpus Samambaia.  Participaram do evento o reitor da UFG, Orlando Amaral, pró-reitores, coordenadores, os professores Edward Madureira e Sandramara Chaves, que assumem a reitoria em 2018 e diversos estudantes, muitos deles beneficiados pela criação do Espaço de Convivência, que ocupa hoje o primeiro andar do prédio.

A Coordenadora de Ações Afirmativas (CAAF), professora Marlini Dorneles de Lima, explica que a intenção da CAAF é que esse espaço seja realmente um espaço de convivência, de encontro com o outro, de viver com o outro. O professor Edward Madureira fez uma retrospectiva sobre como as ações afirmativas se consolidaram nos últimos anos na universidade. O reitor da UFG, professor Orlando Amaral relembrou como a universidade tem mudado desde sua época como estudante e o quanto isso é positivo: “Hoje a universidade representa muito melhor o povo brasileiro e ficamos muito felizes com isso. No entanto, essas conquistas não estão consolidadas. Há um movimento contra a universidade e precisamos lutar para manter essas conquistas”.

Reforma - O Centro de Convivência foi amplamente reformado com novo piso, reforma da cozinha da lanchonete e dos banheiros,  piso tátil para garantir acessibilidade e passou a alojar, além da lanchonete, bancos e agência dos Correios, o Espaço de Convivência, um local criado para apoiar estudantes ingressos na universidade por meio das ações afirmativas.

Exposição CC 1

Antes um espaço com cartazes colados em todas as paredes, agora foram disponibilizados murais para classificados e divulgação de eventos. Para expor a arte produzida pela comunidade, outra novidade é a criação de um espaço para Exposições Culturais. A primeira delas apresentada na solenidade foi organizada por estudantes integrantes do grupo Querida Mana Preta, intitulada “Protagonize”. A exposição, que deve ficar no local por um mês, traz imagens de pessoas, fotos de artistas e textos que falam sobre o protagonismo de pessoas negras, indígenas, que muitas vezes são excluídas da cena social: “A ideia é dar espaço para quem foi sempre silenciado”, afirmou Xaiane Santana, uma das organizadoras da exposição.

Inauguração Centro de Convivência

As próximas exposições serão ainda organizadas. Quem tiver interesse em usar o espaço pode procurar informações no Espaço de Convivência, no primeiro andar do Centro de Convivência.  No local também foi disponibilizada uma caixa parar colher sugestões para melhorias no espaço.

Inauguraçao CC

Categorias : Última Hora