Terapia com cães capa

Projeto estimula contato de crianças internadas no HC com cães

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 26/10/17 09:18.

Primeiro encontro das crianças com os animais foi realizado na última sexta-feira (20/10), no jardim de convivência do HC

Cães e gatos são, como já diz o dito popular, os melhores amigos do homem. Eles são fofos, adoram brincar e encantam crianças e adultos. Diante disso, crianças internadas na ala de Pediatria do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tiveram na última sexta-feira (20/10), uma rica experiência de contato com cães no hospital. A ação faz parte do projeto de extensão Implantação de Terapia Assistida por Animais no HC, uma parceria entre a Escola de Veterinária (EV) e a Faculdade de Medicina (FM) da UFG.

As crianças foram levadas para o jardim de convivência do HC, onde puderam brincar com os cães Patrick, Duda e Fred. Sophia Sudário da Cruz, 5 anos, se encantou com Patrick, um cão da raça Pastor de Shetland. Ela adorou brincar com o animal e auscultar o coração dele. A mesma emoção teve o garoto Alexsandro Souza da Silva, 12 anos.

Terapia com cães

Duda, uma cadela da raça Golden Retriever, brincou e interagiu com as crianças no Hospital das Clínicas

Davi Neves da Silva, 7 anos, adorou a Duda, uma cachorra da raça Golden Retriever. "Os cachorros são tão bonitinhos. Eu tenho dois. Um chama-se Lobo e o outro Pitoco. O Lobo é bom para farejar e pegar galinhas", contou Davi. Já o Fred, um cachorro da raça Shih-Tzu, encantou as crianças, que pediam para segurá-lo no colo. Estudantes da Liga de Pediatria e do Pronto Sorriso também fizeram dinâmicas e brincadeiras com as crianças e os animais.

O projeto é coordenado pelas professoras Kellen de Sousa Oliveira, doutora em Medicina Veterinária, da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ), e Alessandra Vitorino Naghettini, nefropediatra e doutora em Pediatria, da Faculdade de Medicina (FM) da UFG. Segundo Kellen Oliveira, estudos já realizados comprovaram que a terapia com animais proporciona inúmeros benefícios mentais, físicos e psicológicos aos pacientes, tais como melhora da ansiedade e dos
sintomas da depressão e o aumento do sentimento de auto-estima. "O contato com o animal desvia a criança do foco na doença, pois ela lembra dos animais que possui em casa, além de estimular a interação entre pacientes, familiares e funcionários", afirma a professora.

Terapia com cães

Animais que participam do projeto passam por exames clínicos e testes de comportamento

Para participarem do projeto, Duda, Patrick e Fred tiveram que passar por exames clínicos e testes comportamentais. "Os animais passam por exames clínicos de sangue, fezes e urina que avaliam se estão saudáveis. Já os testes de comportamento avaliam se os animais são receptivos ao toque e ao grito e se o animal obedece ao dono", explica Kellen.

Os cães estavam acompanhados por seus donos Mariana Papel, dona da Duda, e Matheus Castro Melo, dono do Fred, estudantes do curso de Veterinária da UFG. Patrick é treinado e adestrado por seu dono, Rafael Araújo Carvalho. Kellen explicou que a intenção do projeto é proporcionar às crianças, nos próximos encontros, o contato com outros bichos, como gatos e peixes em aquários. Segundo Alessandra Naghettini, a intenção das coordenadoras é levar os animais às enfermarias do hospital para que crianças e idosos que não tenham condições de sair do leito também tenham contato com os bichos.

Terapia com cães

Projeto de extensão Implantação de Terapia Assistida por Animais no HC: parceria entre EVZ e FM

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora