UFG oferece atendimento de saúde gratuito durante 14º Conpeex

Por Angélica Queiroz. Criada em 16/10/17 14:34. Atualizada em 16/10/17 16:21.

Triagem de doenças, vacinação e orientação serão promovidas pelo Espaço Saúde UFG +

UFG oferece atendimento de saúde gratuito durante 14º Conpeex

Testes rápidos para detecção de hepatite B e C, sífilis e HIV, vacinação contra diversas doenças e cadastramento para doação de medula óssea são algumas das ações promovidas pelo Espaço Saúde UFG + deste ano. A iniciativa integra o 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás (UFG), que ocorre de 16 a 18 de outubro, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia. Os serviços são abertos ao público e gratuitos, realizados das 8 às 17h.

Nesta edição, o espaço terá como novidade uma campanha para a doação de órgãos, com a culminância do cadastro de doadores de medula óssea realizado pelo Hemocentro, parceiro do projeto. Além dele, a secretarias Estadual e Municipal de Saúde apoiam as atividades, que contarão com o fornecimento de vacinas contra Hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e febre amarela. Também haverá orientação sobre o uso de drogas, contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis e prevenção ao suicídio. Caso necessário, os pacientes serão encaminhados para o ambulatório Sempre Vida, no Centro de Saúde da UFG, e posteriormente para a rede pública.

Os atendimentos serão realizados por estudantes de cursos da área da saúde, integrantes de ligas acadêmicas e de núcleos de pesquisa e extensão, sob a supervisão de professores. O coordenador do projeto e professor da Faculdade de Enfermagem da UFG, Marcos André de Mattos, destaca que neste ano, em apoio às campanhas do Outubro Rosa, o projeto receberá de doações de tecidos e lenços para mulheres portadoras de câncer de mama, que ao final serão entregues a pacientes do Hospital Araújo Jorge e outras instituições de saúde. Na segunda-feira (16/10), ocorrerá um desfile de mulheres com lenços e, na terça-feira (17/10), será ministrado um minicurso sobre a confecção desses acessórios.

O Projeto

Criado em 2014 pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG, idealizado pelos professores Marcos Mattos e Claci Weirich, o Espaço Saúde UFG + oferece serviços na área de atenção básica em saúde aos participantes do Congresso e à comunidade em geral, aproximando a sociedade do conhecimento científico produzido na UFG.

Conpeex

O Conpeex é o principal evento acadêmico da UFG, realizado anualmente com o objetivo de divulgar a produção acadêmica, científica e cultural da Universidade. O evento, que é gratuito e aberto a toda a comunidade, tem em sua programação, atrações culturais, conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, oficinas, minicursos e seminários.

Categorias : Última Hora