Com 1,8 mil trabalhos inscritos, tem início 14º Conpeex

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 16/10/17 13:29. Atualizada em 18/10/17 09:56.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão é o principal evento acadêmico da UFG e vai até o dia 18 de outubro

Ao som da Banda Pequi, foi aberto nesta segunda-feira (16/10) o 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás. A cerimônia realizada no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal deu as boas-vindas aos estudantes, professores e técnicos administrativos que participam do principal evento acadêmico da UFG. São três dias de apresentações científicas e culturais, além de atividades e minicursos gratuitos para a comunidade. O tema central do 14º Conpeex é A Matemática está em tudo, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Claci Fátima Weirich Rosso explicou que a escolha do tema está relacionada ao fato de o Brasil sediar dois importantes eventos da área da matemática – a Olimpíada Internacional de Matemática 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos 2018, formando o biênio da matemática. "O tema central será debatido e abordado muito além dos números, de uma forma leve, bonita", destacou.

Abertura Conpeex

Banda Pequi, projeto de extensão da Emac, garantiu a animação na solenidade de abertura do Conpeex

Os números também revelam a importância do Conpeex para a UFG: são 1,8 mil trabalhos científicos em 19 modalidades, 65 minicursos para os públicos interno e externo, além de atividades complementares, como as campanhas de conscientização para doação de órgãos e de medula óssea e o Conpeex Rosa, que vai arrecadar tecidos e lenços para mulheres com câncer de mama. Além disso, há estandes de órgãos da UFG e instituições parceiras e a feira de artesanato do Sebrae.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, lembrou que nos dias 15 e 16 de outubro são comemorados, respectivamente, o Dia do Professor e o Dia Mundial da Ciência e Tecnologia. "Essas datas emblemáticas servem para continuarmos a mostrar para a sociedade a importância da ciência, das universidades e, especialmente, das universidades públicas", afirmou, destacando também o papel das agências de financiamento nesse contexto.

Abertura Conpeex

Coordenadora geral do Conpeex, Claci Rosso destacou a vasta programação científica e cultural do evento

A matemática está em tudo
Abordando o tema central do Conpeex, o reitor da UFG, Orlando Amaral, que é físico, salientou que a matemática fornece as ferramentas para o entendimento do mundo, sistematizando o conhecimento e possibilitando avanços científicos.

Segundo Orlando Amaral, eventos como o Conpeex são também uma oportunidade de apresentar à sociedade o que tem sido produzido na Universidade, sobretudo em um momento de congelamento dos investimentos na educação pública superior no país. O reitor aproveitou a oportunidade para conclamar professores, estudantes e técnicos administrativos da UFG a participarem ativamente do Dia C da Ciência. A mobilização nacional marcada para o próximo dia 25 de outubro será marcada por atividades em escolas, museus e espaços públicos, com o objetivo de mostrar como a ciência brasileira muda a vida de cada cidadão.

Abertura Conpeex

Autoridades presentes na abertura do Conpeex falaram sobre a importância do desenvolvimento científico

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Paralelo ao Conpeex, é realizada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, cuja programação prevê atividades culturais e científicas nas bibliotecas da Regional Goiânia − que inclui as bibliotecas Central, Câmpus Aparecida, Câmpus Colemar Natal e Silva, Cepae e Letras. A diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da UFG, Maria Silvério da Silva Siqueira, explicou que o evento tem como objetivo incentivar a leitura, difundir o conhecimento e o papel da biblioteca, entre outros.

Matemática e segurança
Após a solenidade de abertura do 14º Conpeex, foi realizada a conferência A matemática está em tudo, com o professor Krerley Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas, e técnico da seleção brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática 2017. Na palestra, com o tema Números, matrizes e cadeias: matemática aplicada à (sua) segurança, o professor abordou de forma didática algumas atividades cotidianas que têm na matemática as ferramentas necessárias para a garantia da segurança.

Um dos exemplos citados foi a criptografia, estudada desde a Antiguidade e que hoje é aplicada em diversas áreas, como em transações comerciais pela internet, na detecção de imagens em sites de rede social (como a marcação de amigos no Facebook, por exemplo) e até mesmo para decifrar mensagens codificadas utilizadas por detentos. "Para fazer uma compra pela internet você usa 400 anos de conhecimento", apontou.

Outros exemplos dados por Krerley foram o sistema de busca do Google e o chamado aprendizado de máquina. Em comum, tais atividades envolvem problemas complexos, com muitas variáveis e que foram resolvidos usando processos matemáticos. Assim como o exemplo da criptografia, esses avanços foram obtidos por meio de pesquisa matemática descoberta séculos antes e com motivações distintas.

Acesse o site do Conpeex para conferir a programação completa.

Abertura Conpeex

Professor Krerley Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas, falou da aplicação da matemática no dia a dia

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora CONPEEX 2017