Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Abertura Conpeex

Com 1,8 mil trabalhos inscritos, tem início 14º Conpeex

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 16/10/17 13:29. Atualizada em 18/10/17 09:56.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão é o principal evento acadêmico da UFG e vai até o dia 18 de outubro

Ao som da Banda Pequi, foi aberto nesta segunda-feira (16/10) o 14º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade Federal de Goiás. A cerimônia realizada no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal deu as boas-vindas aos estudantes, professores e técnicos administrativos que participam do principal evento acadêmico da UFG. São três dias de apresentações científicas e culturais, além de atividades e minicursos gratuitos para a comunidade. O tema central do 14º Conpeex é A Matemática está em tudo, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura da UFG e coordenadora geral do evento, Claci Fátima Weirich Rosso explicou que a escolha do tema está relacionada ao fato de o Brasil sediar dois importantes eventos da área da matemática – a Olimpíada Internacional de Matemática 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos 2018, formando o biênio da matemática. "O tema central será debatido e abordado muito além dos números, de uma forma leve, bonita", destacou.

Abertura Conpeex

Banda Pequi, projeto de extensão da Emac, garantiu a animação na solenidade de abertura do Conpeex

Os números também revelam a importância do Conpeex para a UFG: são 1,8 mil trabalhos científicos em 19 modalidades, 65 minicursos para os públicos interno e externo, além de atividades complementares, como as campanhas de conscientização para doação de órgãos e de medula óssea e o Conpeex Rosa, que vai arrecadar tecidos e lenços para mulheres com câncer de mama. Além disso, há estandes de órgãos da UFG e instituições parceiras e a feira de artesanato do Sebrae.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi, lembrou que nos dias 15 e 16 de outubro são comemorados, respectivamente, o Dia do Professor e o Dia Mundial da Ciência e Tecnologia. "Essas datas emblemáticas servem para continuarmos a mostrar para a sociedade a importância da ciência, das universidades e, especialmente, das universidades públicas", afirmou, destacando também o papel das agências de financiamento nesse contexto.

Abertura Conpeex

Coordenadora geral do Conpeex, Claci Rosso destacou a vasta programação científica e cultural do evento

A matemática está em tudo
Abordando o tema central do Conpeex, o reitor da UFG, Orlando Amaral, que é físico, salientou que a matemática fornece as ferramentas para o entendimento do mundo, sistematizando o conhecimento e possibilitando avanços científicos.

Segundo Orlando Amaral, eventos como o Conpeex são também uma oportunidade de apresentar à sociedade o que tem sido produzido na Universidade, sobretudo em um momento de congelamento dos investimentos na educação pública superior no país. O reitor aproveitou a oportunidade para conclamar professores, estudantes e técnicos administrativos da UFG a participarem ativamente do Dia C da Ciência. A mobilização nacional marcada para o próximo dia 25 de outubro será marcada por atividades em escolas, museus e espaços públicos, com o objetivo de mostrar como a ciência brasileira muda a vida de cada cidadão.

Abertura Conpeex

Autoridades presentes na abertura do Conpeex falaram sobre a importância do desenvolvimento científico

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Paralelo ao Conpeex, é realizada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, cuja programação prevê atividades culturais e científicas nas bibliotecas da Regional Goiânia − que inclui as bibliotecas Central, Câmpus Aparecida, Câmpus Colemar Natal e Silva, Cepae e Letras. A diretora do Sistema de Bibliotecas (Sibi) da UFG, Maria Silvério da Silva Siqueira, explicou que o evento tem como objetivo incentivar a leitura, difundir o conhecimento e o papel da biblioteca, entre outros.

Matemática e segurança
Após a solenidade de abertura do 14º Conpeex, foi realizada a conferência A matemática está em tudo, com o professor Krerley Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas, e técnico da seleção brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática 2017. Na palestra, com o tema Números, matrizes e cadeias: matemática aplicada à (sua) segurança, o professor abordou de forma didática algumas atividades cotidianas que têm na matemática as ferramentas necessárias para a garantia da segurança.

Um dos exemplos citados foi a criptografia, estudada desde a Antiguidade e que hoje é aplicada em diversas áreas, como em transações comerciais pela internet, na detecção de imagens em sites de rede social (como a marcação de amigos no Facebook, por exemplo) e até mesmo para decifrar mensagens codificadas utilizadas por detentos. "Para fazer uma compra pela internet você usa 400 anos de conhecimento", apontou.

Outros exemplos dados por Krerley foram o sistema de busca do Google e o chamado aprendizado de máquina. Em comum, tais atividades envolvem problemas complexos, com muitas variáveis e que foram resolvidos usando processos matemáticos. Assim como o exemplo da criptografia, esses avanços foram obtidos por meio de pesquisa matemática descoberta séculos antes e com motivações distintas.

Acesse o site do Conpeex para conferir a programação completa.

Abertura Conpeex

Professor Krerley Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas, falou da aplicação da matemática no dia a dia

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora CONPEEX 2017

Listar Todas Voltar