Bandeira EUA

UFG inaugura Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena

Por Angélica Queiroz. Criada em 05/10/17 10:09. Atualizada em 05/10/17 11:38.

Instalações de laboratório da Escola de Música e Artes Cênicas foram apresentadas à comunidade acadêmica

Texto: Angélica Queiroz

Fotos: Adriana Silva

Ter espaços adequados para o ensino, pesquisa e extensão é fundamental para consolidar as atividades desenvolvidas na universidade. Buscando sempre se aprimorar nesse sentido, a Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou nesta quarta-feira (4/10) o Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac).

Segundo o coordenador do pavilhão, Alexandre Nunes, a conquista do espaço é resultado de muita luta e já está atendendo às necessidades da Emac, com equipamentos de ponta, iluminação e estrutura cenográficas completas. "Temos aqui uma variedade de elementos que os profissionais encontrarão nos teatros lá fora", observou, destacando que poucas universidades do país têm uma estrutura como essa, voltada especialmente para as atividades de ensino e pesquisa. O professor observou que o Centro Cultural UFG, no Câmpus Colemar Natal e Silva, inaugurado em 2014, já concentra as atividades de extensão da Emac.

"Agora temos condições de fazer experimentações de ponta e, com um nível de pesquisa mais alto, estamos mais perto de conseguir criar a nossa pós-graduação em Artes da Cena", comemorou, lembrando que a UFG é uma das instituições de vanguarda nessa área, especialmente após a criação do curso de Direção de Arte, um dos primeiros do país. "Essas iniciativas dão abertura para esse diálogo audiovisual, fundamental na contemporaneidade. E temos ainda muitos sonhos a percorrer", afirmou.

Artes da Cena

Para a diretora da Emac, Ana Guiomar Rego Souza, o espaço vai proporcionar o fortalecimento dos cursos da área, em especial a graduação em Direção de Arte, que ainda precisa aumentar seu corpo docente. Ela destacou que o novo espaço é voltado para os alunos. "São eles quem veem o futuro e fazem a gente acreditar que algumas utopias podem ser realizar".

UFG inaugura Pavilhão de Laboratórios de Artes da Cena

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou que a inauguração do espaço, que começou a ser construído em 2013, só foi possível graças à vontade e persistência de pessoas que sonham com uma grande UFG e o fortalecimento da Emac. Orlando Amaral lembrou que a Universidade tem as artes em seu DNA, já que a Escola de Música foi uma das unidades que se juntaram para criar a UFG.

"Assim, temos uma Universidade que, desde o princípio, valoriza e entende a importância das artes". O reitor não deixou de lembrar o momento difícil vivido pelas universidades brasileiras, mas garantiu: "a Universidade não vai fechar, ela vai ser maior, mais forte, mais aberta e mais acessível. Espaços como esse são legados que vamos deixar para a comunidade".

Artes da Cena

Fragmentos do espetáculo Trashman foram apresentados no início da cerimônia de inauguação

Categorias : Última Hora