Reuniões Brasília capa

Reitor participa de discussões sobre orçamento das universidades

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 29/09/17 12:37. Atualizada em 29/09/17 12:39.

Orlando Amaral também se reuniu com o secretário Paulo Barone (Sesu/MEC) para tratar do curso de Medicina da Regional Catalão

A semana foi de reuniões, debates e discussões sobre o financiamento das universidades federais. Na última terça-feira (26/9), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu um seminário sobre o assunto, composto por duas mesas temáticas.

Em uma das mesas, coordenada pelo reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, foi apresentada uma análise do financiamento das universidades federais brasileiras, feita pelo professor Nelson Cardoso Amaral, coordenador de Assuntos Institucionais da Reitoria da UFG. Também participou da mesa o coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad), Tomás Dias Sant'Ana.

O estudo do professor Nelson Cardoso Amaral apresenta a evolução dos recursos das universidades federais, presentes nas Leis Orçamentárias Anuais, empenhados e liquidados no período de 2010 a 2016, frente às despesas correntes e ao investimento. Os dados mostram redução na verba de custeio para manutenção e uma queda ainda mais drástica na verba de capital.

O estudo também traz uma comparação entre a relação aluno/professor do Brasil, que é de 21, e a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 17. O número contesta a alegação de que a média brasileira estaria muito distante da média da OCDE.

Uma segunda mesa temática reuniu reitores de cinco universidades federais de diferentes tamanhos, que expuseram a situação financeira das instituições que dirigem. Eles debateram formas e alternativas de aprimoramento da gestão dos recursos.

Reuniões Brasília

Reitores de universidades federais brasileiras se reuniram com parlamentares no Congresso Nacional, em Brasília

Medicina em Catalão
Já na quarta-feira (27/8), o reitor Orlando Amaral participou de uma audiência com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Barone, para tratar dos trâmites para a abertura do curso de Medicina na Regional Catalão, autorizado no mês passado. Há grande expectativa para a liberação de recursos e alocação de vagas para que o curso passe a ser ofertado no segundo semestre de 2018 ou no primeiro semestre de 2019.

Outro assunto tratado na audiência foi a liberação de limite de orçamento para a conclusão das obras da biblioteca e da Faculdade de Medicina da Regional Jataí e para a continuidade das obras do Câmpus de Aparecida de Goiânia.

Os dirigentes de universidades federais também participaram de uma reunião no Congresso Nacional com a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e o relator setorial do orçamento para a área da educação, senador Davi Alcolumbre (DEM-AM). Na ocasião, os reitores fizeram críticas à proposta orçamentária para as instituições federais de educação superior em 2018, encaminhada pelo governo federal ao Congresso em agosto, e fizeram sugestões para o seu aprimoramento.

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora