Weby shortcut
Bandeira Reino Unido
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
Inauguração Videomonitoramento capa

UFG inaugura Central de Videomonitoramento

Por Luiz Felipe Fernandes Neves. Criada em 28/09/17 13:04. Atualizada em 28/09/17 13:51.

Sistema está interligado a quase mil câmeras instaladas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Foi inaugurado nesta quinta-feira (28/9) o Prédio da Telecomunicações da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Câmpus Samambaia. O local foi ampliado e passa a abrigar a nova Central de Videomonitoramento da Regional Goiânia. O sistema representa um grande avanço nas ações de vigilância e contribui para aumentar a segurança na Universidade.

A central monitora as imagens das quase mil câmeras instaladas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva. Atualmente, 960 câmeras estão instaladas em ambientes internos de órgãos e unidades acadêmicas e outras 36 em espaços externos. Os equipamentos de alta resolução foram recentemente instalados em duas entradas do Câmpus Samambaia e próximo aos pontos de ônibus da avenida principal. O sistema também monitora 26 alarmes e tem comunicação direta com as centrais das Regionais Catalão e Jataí.

Inauguração Videomonitoramento

960 câmeras estão instaladas em ambientes internos de órgãos e unidades acadêmicas e 36 em espaços externos

O gerente de Segurança Institucional da UFG, Elias Magalhães da Silva, ressaltou que a nova central contribui para as ações preventivas, pois também permite o rastreamento das viaturas que fazem rondas nos ambientes da Universidade, além do registro das ocorrências. Dessa forma, é constituído um banco de dados para o mapeamento de pontos vulneráveis. Outra conquista é a articulação do sistema com o aplicativo Minha UFG. O item Segurança do aplicativo permite o registro online de ocorrências.

O diretor da Divisão de Telecomunicações, Wantuir Eterno da Silva, fez um histórico das conquistas relacionadas às telecomunicações na UFG. Em 2007, foi adquirida e implantada uma central telefônica própria da Universidade, que permitiu uma redução de 60% na conta telefônica, o que representou uma economia de R$ 600 mil por ano. Com o passar dos anos, a área de telecomunicações passou a atuar com a segurança e a fiscalização, até que em 2012 foi implantado o sistema de videomonitoramento por câmeras.

Inauguração Videomonitoramento

Quem esteve presente à cerimônia de inauguração conheceu o funcionamento da Central de Videomonitoramento

Mais segurança
"A Central de Videomonitoramento é uma resposta efetiva no sentido de disponibilizar mais ferramentas para dar mais segurança à comunidade universitária", destacou o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico (Cegef), Marco Antônio Oliveira. Ele lembrou que a central é uma das metas da Comissão de Segurança da UFG, instalada em 2015, e que vem discutindo ações e alternativas para tornar os ambientes da Universidade mais seguros.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou a importância que dos novos equipamentos para auxiliar o trabalho dos vigilantes. "A Universidade é um lugar por onde circulam muitas pessoas, por isso precisamos nos aparelhar para dar uma resposta rápida aos eventos indesejáveis". Outro avanço, segundo o reitor, é o registro de dados estatísticos, que poderão auxiliar a gestão na adoção de medidas preventivas.

Inauguração Videomonitoramento

Reitor da UFG, Orlando Amaral destacou a importância da central para planejar ações de segurança na Universidade

Fonte : Ascom/UFG

Categorias : Última Hora

Listar Todas Voltar