Trombone

Trombones Goianos faz sucesso em evento nacional

Por Angélica Queiroz. Criada em 25/09/17 16:09. Atualizada em 25/09/17 16:09.

Grupo representou a UFG no XXIII Festival Brasileiro de Trombonistas, em Cuiabá

O trombone é um dos instrumentos mais versáteis de uma orquestra. Conhecido por sua potência é possuidor de sutilezas sonoras alcançadas por poucos instrumentos. Vários compositores como Mozart e Beethoven consideraram seu som como a "voz de Deus". O grupo Trombones Goianos representou a UFG no XXIII Festival Brasileiro de Trombonistas, realizado entre os dias 17 e 22 de setembro de 2017 na Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Durante o evento o grupo tocou em um dos concertos principais, com repertório variado, como o tema do filme E.T e uma seleção de músicas de autores de Goiás.

A aluna do 4º semestre Sabryna Pinheiro foi a campeã do Concurso Jovens Trombonistas “Radegundis Feitosa”, na categoria intermediário até 20 anos. O egresso Eliseu de Assis ficou em segundo lugar no mesmo concurso, na categoria avançado até 30 anos. Ainda foram finalistas os alunos Gabriel Queiroz (categoria intermediário) e Pedro Henrique Ribeiro (categoria avançado). Todos os alunos ainda tiveram aulas com importantes professores brasileiros e internacionais.

Durante o evento, o professor de trombone da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, Marcos Botelho candidatou a cidade de Goiânia para sediar o XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas em 2018, que será realizado junto com o  IV Simpósio de Trombones de Goiás (Boneweek-Goiânia). "Ano que vem nossa cidade pode se considerar a capital do trombone", afirmou.

premiados

Trombones Goianos

O projeto de extensão Trombones Goianos, coordenado pelo professor Marcos Botelho, é voltado para o ensino e performance do instrumento. O projeto possui um curso livre que atende alunos da comunidade, além de proporcionar master classes e palestras por todo o Estado de Goiás. Atualmente, possui dois grupos estáveis de trombones, um formado por alunos de graduação e outro formado somente por alunos de extensão. Os dois grupos se apresentam separados ou conjuntamente de acordo com a ocasião.  O curso é também responsável pela preparação para a Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos de quase todos os alunos que cursam hoje as graduações com habilitação em trombone na Emac.

Categorias : Última Hora