Tributo a Ciro Marcondes Filho

Bate-papo "Tributo a Ciro Marcondes Filho: o professor e orientador"

Evento

: YouTube FIC no YouTube

: 23 de Novembro 2020 às 17:30

Tributo a Ciro Marcondes Filho

Bate-papo "Tributo a Ciro Marcondes Filho: o professor e orientador"

Um dos principais teóricos da Comunicação no Brasil, o professor faleceu no dia 8

O início do mês de novembro pegou de surpresa comunicólogos, jornalistas e pesquisadores de todo o Brasil. Isso porque, no dia 8, foi anunciado o falecimento de um de nossos principais teóricos da Comunicação e do Jornalismo: Ciro Marcondes Filho, em decorrência de um câncer, aos 72 anos.

A comoção em Goiânia, cidade que o professor Ciro já visitou a convite do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFG, movimentou o grupo de pesquisadores e estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) para uma série de homenagens.

A primeira ocorre ao vivo no canal do YouTube da FIC (youtube.com/ficnoyoutube) no próximo dia 23, às 17h30, com a participação de ex-orientandos do professor, o mestrando Deodato Libanio (USP) e a doutora Danielle Naves (USP). O bate-papo foi intitulado "Tributo a Ciro Marcondes Filho: o professor e orientador" e terá mediação da doutoranda Maiara Leal (UFG).

Já no dia 30, a série de homenagens será encerrada com o bate-papo "Tributo a Ciro Marcondes Filho: o teórico da comunicação", com os professores José Luiz Braga (Unisinos) e Luis Mauro Martino (Cásper Líbero) e a medição do professor Luiz Signates (UFG). O encontro também ocorrerá às 17h30, ao vivo no YouTube.

Toda a interlocução para os encontros foi feita pelo professor dr. Luiz Signates, do PPGCOM/UFG, que era próximo do professor Ciro por conta da coordenação no grupo de trabalho em Epistemologia da Comunicação na Compós, onde o teórico era presença constante. Signates também homenageou o em vida o professor Ciro, em um evento na ECA-USP, em 2018. A amizade chegou a render uma aula para estudantes da disciplina ministrada por Signates, em 2020, no Doutorado em Comunicação do PPGCOM/UFG, que pode ser vista clicando aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=HknkW6MqqZ8&ab_channel=LuizSignates)

"A motivação da homenagem, na verdade, surgiu da relação pessoal que eu estava tendo com ele nos últimos anos", explica o docente, que chegou a fazer uma capacitação sobre a Nova Teoria da Comunicação de Marcondes Filho com o próprio. Com a notícia do falecimento dada por Signates, professores e estudantes se uniram, então, para lembrar do professor Ciro nas duas versões que marcaram sua passagem pela academia: a de docente e a de teórico.

Os eventos são uma promoção do Programa de Extensão Enredos Digitais, que liga o PPGCOM/UFG aos programas de Direitos Humanos (PPGIDH), de Performances Culturais (PPGIPC) e de Artes e Cultura Visual (PPGACV) em ações virtuais de divulgação e valorização científica.

Serviço

Tributo a Ciro Marcondes Filho

Data: 23  de novembro de 2020

Horário: 17h30

Local: YouTube FIC no YouTube