Reino Unido
 Ira Levin.jpg

Concerto Digital UFG estreia com pianista norte-americano Ira Levin 

Evento

: YouTube Oficial da UFG

: 20 de Setembro 2020 às 17:00

A série Concertos UFG agora é Concerto Digital UFG. O palco é o mesmo, mas a plateia será virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Assistirá às apresentações apenas por meio de transmissão ao vivo pelo canal da UFG no YouTube. Quem estreia a programação, no dia 20 de setembro (domingo) às 17 horas, é o renomado pianista norte-americano Ira Levin, que é maestro titular do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 

A partir do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, o músico, conhecido internacionalmente pela grande versatilidade de suas atividades musicais, fará a apresentação com obras de Ludwig van Beethoven e Franz Liszt para que o público acompanhe em tempo real pela internet. A direção artística do projeto é de Ana Flávia Frazão e a coordenação geral de Gyovana Carneiro, professoras da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). Com o apoio da Casa Thomas Jefferson. 

Ira Levin trabalha com renomados instrumentistas, cantores e diretores de todo o mundo. Sua carreira começou quando aos 10 anos de idade, em Chicago, iniciou os estudos de piano. Aos 20 anos, ganhou o primeiro prêmio no Concurso Nacional Chopin, nos Estados Unidos. Seis anos depois, regia óperas e concertos sinfônicos em palcos icônicos, além de se apresentar como solista de concertos de Bach, Mozart e Beethoven.

Ele tem álbuns gravados com a Sinfônica de Londres e com as Orquestras Nacional da Escócia, Estadual de Brandemburgo (Alemanha) e a Sinfônica de Norrland (Suécia). Ao longo de sua carreira, o concertista de Chicago realizou mais de 95 diferentes óperas e 1,2 mil apresentações, estando igualmente à vontade em concertos com um vasto repertório sinfônico.

O pianista também foi maestro principal nas alemãs Casas de Ópera de Bremen e Dusseldorf e o principal convidado do Teatro Colón de Buenos Aires (2011 a 2015). No Brasil, dirigiu montagens operísticas do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, como O Caso Makropulos, e esteve à frente do Municipal de São Paulo e do Teatro Nacional de Brasília.

 

Sobre o Concerto Digital UFG

Concerto Digital UFG é realizado pelas professoras Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão. Como produtoras culturais, elas desenvolvem séries que há mais de 14 anos inserem a capital goiana no circuito nacional da música clássica e colaboram com a diversificação do calendário cultural da cidade. Além de apresentações com renomados músicos, o projeto inclui trabalho de formação de plateia, que por conta da pandemia também passou a ser realizado pela internet. 

 

Programa

Ludwig van Beethoven (1770 - 1827)

  • Sonata op. 31 no. 2 “Tempestade”
  1.                     Largo – Allegro
  2.                   Adagio

                                                                III.            Allegretto

Franz Liszt (1811 - 1886)

  • Anos de Peregrinação, Livro 2: Soneto 104 de Petrarca, S. 161 no. 5;
  • Valsa de Concerto sobre dois motivos das óperas "Lucia" e "Parisina", S. 214 no. 3;
  • Anos de Peregrinação, Livro 2, Anexo 1: Veneza e Nápoles, S. 165:
  1.              Gôndola
  2.              Canção

                                        III.            Tarantella