Weby shortcut
Youtube da UFG
Instagram da UFG
Picasa da UFG
Radio universitária
TV UFG
  • See all
  • Semana na África 2016

    Áfricas Ocultas é tema de Semana da África 2016

    May 30 - June 04

    Começa nesta segunda-feira (30) a Semana da África 2016, um evento organizado por estudantes africanos residentes no estado de Goiás, com o apoio do Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades da UFG (LaGENTE-UFG). O evento tem como principal objetivo, desconstruir a noção de que África é um país, e não um continente, e apresentar o continente como um todo e não somente pelas suas precariedades e belezas naturais. Criada em 2009, pela iniciativa dos estudantes africanos, a Semana da África ocorre anualmente na UFG em celebração ao Dia da África, 25 de Maio, e tem se consolidado como um espaço de esclarecimento sobre o continente. 

    A programação da Semana da África é composta por mesas-redondas, roda de conversa, oficinas, campeonato de futebol e atividades culturais. Todo ano um tema é escolhido para ser abordado ao longo da semana e os palestrantes convidados são professores, estudantes ou pesquisadores que atuam nas áreas de conhecimento do assunto. A Semana conta com oficinas de trança e dança onde os participantes aprendem técnicas de penteado e diversos ritmos de dança da cultural africana. Durante a Semana, também ocorre a Copa Africana, um campeonato "mata-mata" de futsal que tem se tornado bastante competitivo. A semana é encerrada com a realização da Festa Africana, com atrações, comidas e bebidas típicas de alguns países africanos. 

    O evento é totalmente gratuito, exceto a festa, e aberto para toda a comunidade do estado de Goiás e arredores.  ​Os participantes que desejarem receber certificado devem se inscrever no site.

    Confira a programação detalhada.

    Semana da África 02

    Read more...

  • Ensino de Química

    39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química é realizada em Goiânia

    May 30 - June 02

    Com o tema "Criar e Empreender", a Sociedade Brasileira de Química realizará sua 39ª Reunião Anual em Goiânia, no Centro de Convenções, entre os dias 30 de maio e 02 de junho.

    O evento contará com assembleias, reuniões, conferências, , minicursos, sessões de painéis, simpósios, workshops, sessões de homenagens, lançamento de livros e presença de pesquisadores internacionais.

    Para conferir a programação completa, acesse o site do evento.

    Sociedade brasileira de química

    Read more...

  • Palavras Esquecidas

    Palavras Esquecidas será apresentado no Centro Cultural UFG

    May 30 - 31

    Nos dias 30 e 31 de maio o Centro Cultural UFG apresenta o espetáculo "Palavras Esquecidas" com Antônio Interlandi, às 20h30. 

    Palavras esquecidas

    Inspirado em escritos redigidos em língua copta, encontrados em escavações no Egito em 1945, “Palavras Esquecidas” nos conduz a uma imersão poética onde palavra, dança e canto coexistem em um só corpo, em uma só voz.

    O Evangelho de Tomé, ao contrário dos evangelhos canoônicos que contextualizam a história de Cristo, é um compilado de ditos atribuídos a Jesus, que desenvolve a noção da não-dualidade e coloca em xeque alguns posicionamentos dogmáticos cristãos, como a noção de culpa ou a visão maniqueísta do bem e do mal.

    Em uma apresentação forte e perturbadora, o ator se apoia na trilha sonora original, na iluminação e em um palco limpo, para transmitir a densidade desse texto místico e poético, que revela a iluminação espiritual residente em nós mesmos, sem subterfúgios.

    O ator

    Antonio Interlandi divide suas atividades entre a França e o Brasil. Cursou o Ballet Stagium em São Paulo, a Académie de Danse Classique, em Mônaco, e a Escola de Teatro de Chaillot, em Paris. Foi discípulo de Nita Klein. Estudou canto na Alemanha e na França. Fez parte do Balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, do Ballet de Monte Carlo (Mônaco) e do Ballet da Opera de Hamburgo (Alemanha).

    No cinema, filmou sob a direção de Sam Karmann (“La Vérité ou Presque”, selecionado no Festival de Cinema Varilux); Lorenzo Gabrielle, Joyce Buñuel, Brice Cauvin e Newton Adouaka, este último selecionado no Festival de Cannes 2004.

    No teatro, participou de mais de 30 produções francesas, entre musicais, obras clássicas e criações contemporâneas. Foi protagonista da peça “Peines de Coeur d’une Chatte Française” de autoria de Alfredo Arias e René de Ceccatty, vencedora do Prêmio Molière Francês.

    Foi agraciado pela  Societé Académique des Arts, Sciences et Lettres  em Paris, com a medalha de Vermeil, pelos serviços prestados às Artes e à Cultura.

    Protagonizou em 2015, no Teatro Guaíra de Curitiba e no Teatro SESI de Goiânia, a peça “Ciao Amore Ciao”, sobre a vida e a obra do cantor italiano Luigi Tenco.

    Criou “Palavras Esquecidas” em 2012, em Paris.

    Equipe Técnica

    Texto: Adaptação e tradução de Jean Gillibert e Antonio Interlandi Idealização: Antonio Interlandi
    Direção: Nita Klein
    Iluminação: Nádia Luciani

    Coreografia: Malavika
    Trilha Sonora Original: Khalid Kouhen
    Supervisão do texto: Silvia Bittencourt
    Projeto Cultural Incentivado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás.
    Produção Executiva: Maria Júlia Interlandi e Berta Lucia de Freitas Costa Campos

    Com a voz de Maria de Medeiros

    Read more...

  • See all
  • Ver todos